O que é planejamento tributário e como ele pode ajudar o seu negócio

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Planejamento tributário nas empresas

Saiba por que fazer planejamento tributário nas empresas é tão importante para sua organização financeira.

 

A etapa do pagamento tributário é uma das mais importantes dentro de uma empresa e podem afetar diretamente a área financeira e o faturamento do seu negócio. Para que ela reflita positivamente é preciso entender como fazer planejamento tributário da forma correta. 

Se você quer entender o que é planejamento tributário e como aplicá-lo ao seu negócio, confira todas as explicações neste post! 

 

O que é planejamento tributário?

Planejamento tributário nas empresas

O sistema tributário brasileiro é conhecido como um dos mais complexos e com tributos mais altos. Para se ter ideia, uma pesquisa feita pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mostrou que o Brasil seria o país que mais tributa empresas em 2019. 

O papel do planejamento tributário nas empresas é o de organizar todos esses impostos e evitar gastos desnecessários, diminuindo o pagamento de tributos de forma legal. Conhecer os principais impostos pagos por empresas no Brasil pode contribuir muito para a àrea financeira do seu negócio. 

Para isso, basta escolher o sistema tributário correto que melhor se adequa à realidade do seu negócio. Essa decisão deve ser tomada anualmente de acordo com uma análise do seu faturamento, do crescimento da empresa, situação do mercado e outras mudanças. 

Por que fazer planejamento tributário?

Para você entender melhor por que fazer planejamento tributário é tão importante, listamos algumas consequências positivas dessa organização para o seu negócio. Confira os benefícios do planejamento tributário:

  1. Economia no pagamento de impostos

Um dos principais benefícios do planejamento tributário é a economia no pagamento de impostos. Como já citamos, o grande objetivo desse planejamento é diminuir o pagamento de tributos de forma legal, evitando gastos desnecessários.

  1. Organização administrativa e financeira

Com esse planejamento é possível ter uma ótima gestão financeira e uma organização administrativa muito maior. Além de diminuir seus gastos, você sabe exatamente para onde vai o seu dinheiro e quanto dele será gasto com os tributos empresariais. 

  1. Garantia do cumprimento da legalidade

O planejamento tributário busca maneiras legais de economizar no pagamento de impostos e também fiscaliza o cumprimento dessas questões na empresa, evitando qualquer problema com a lei. 

  1. Evita incidência de impostos

Outro grande benefício é em relação a incidência desnecessária de impostos. Ele permite o estudo correto da carga tributária e evita que você pague tributos além do necessário.

Com esse estudo, você pode encontrar isenção de impostos na sua cidade, por exemplo, o que pode trazer grande economia para a empresa. 

Vale lembrar que cada sistema tributário possui suas especificações e requisitos para atender as empresas. O ideal é conhecer cada um deles e ter o auxílio de um contador ou advogado para te auxiliar na escolha. 

Agora que já conhecemos os benefícios do planejamento tributário, é só partir para a parte prática! Lembre-se que é preciso conhecer bem os sistemas para garantir a economia da sua empresa.

Viu só como fazer planejamento tributário nas empresas é simples e indispensável? Para fazer as escolhas corretas em relação ao melhor sistema para o seu negócio, entre em contato com a Christine Souza Advocacia!

Acesse nosso site agora mesmo para conferir os serviços especializados em direito tributário.

Quer aplicar o planejamento tributário na sua empresa? Acesse o site da Christine Souza Advocacia e conte com o auxílio de uma advogada especializada em direito tributário. 

 

Leia também: A exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e Cofins

Deixe seu comentário

Sobre nós

Nosso escritório iniciou as atividades jurídicas no ano de 2000, associando-se a Advogados com ampla experiência e atuação nacional em diversas áreas do Direito.

Últimos Post

Contate-nos

Deixe seu contato, Ligamos para você!
Falar com um especialista agora!